Goetia é um assunto interessante e uma prática que divide muita gente.
Tem gente que adora e tem gente que detesta. Particularmente não
pratico Goetia e não estou interessado em fazê-lo, o que pode distorcer
um pouco minha opinião a respeito. Mas estudar os seres da Goetia é
algo que me preocupo, uma vez que alguns desses seres parecem se
manifestar na Umbanda e Quimbanda.
A Goetia é uma prática
mágica medieval. O nome Goetia é provavelmente um nome bárbaro, e não
tem significado aparente. O som Goetia (pronuncia-se goétia) refere-se
aos gritos que são pronunciados durante os rituais. Segundo Kenneth
Grant, Goetia significaria "sussurro", o que a ligaria à Árvore
da Morte. Embora goste de Grant, não concordo com a tese desses seres
estarem na Árvore da Morte.
Antes, precisamos definir 2
termos, que são essenciais para entender essa prática. Existem duas
formas de se ter contato com um "ser" ou "entidade". A primeira é a
Invocação, onde chamamos o ser para dentro de nós. A segunda é a
Evocação, onde colocamos o ser fora de nós, possivelmente
materializando-o. É pela evocação que existe o contato "clássico" com o
ser, embora exista gente tenha conseguido a invocação com sucesso.
Os seres derivam do nome de Deus que tem 72 letras, o SHEMHAMPHORASH.
Como vivemos em um mundo de dualidade, ele se desdobra em um feixe de
luz e sombras, gerando 72 anjos e 72 demônios. Na verdade, segundo a
teoria, esses 72 seres seriam um só, divididos em 2, conforme as leis
do hermetismo. Isso gera reflexões interessante, uma vez que muitos
afirmam que temos um oposto em algum local no universo, a esse exemplo.
SHEMHAMPHORASH é essencialmente um nome que se manifesta em LVX, ou
na Árvore da Vida. Em NOX, ou Árvore da Morte, existiriam 72 outros
seres, divididos sucessimente em 2 polaridades. E seguindo essa teoria,
esses 72 (divididos em 2) de NOX se relacionam com os 72 (divididos
igualmente em 2) de LVX. A polaridade da polaridade.
O
ritual goético é muito complexo, cheio de parafernálias discutíveis e
até inúteis. Está baseado em antigos grimórios medievais, as Claviculas
Salomonis, textos como o Arbatel da Magia e outros livros obscuros,
hoje todos facilmente encontráveis na Net, todos em PDF. O principal é
conhecido como Liber Sameck, que envio em outro mail.
A
Goetia é uma prática mágica que se dedica exclusivamente a evocação dos
72 demônios de LVX. Os seres de NOX são pouco conhecidos hoje e não
foram todos catalogados, ainda hoje. Os 72 seres se dividem em uma
hierarquia infernal complexa. São divididos em Reis, Príncipes, Duques,
Marqueses e coisas do gênero.
Os seres são: Bael, Agares,
Vassago, Samigina, Marbas, Valefor, Amon, Barbatos, Paimon, Buer,
Gusion, Sitri, Beleth, Leraje, Eligos, Zepar, Botis, Bathin, Sallos,
Purson, Marax, Ipos, Aim, Naberius, Glasya- Labolas, Buné, Ronové,
Berith, Astaroth, Forneus, Foras, Asmoday, Gaap, Furfur, Marchosias,
Stolas, Phenex, Halphas, Malphas, Raum, Focalor, Vepar, Sabnock, Shax,
Viné, Bifrons, Uvall, Haagenti, Crocell, Furcas, Balam, Alloces, Camio,
Murmur, Orobas, Gremory, Osé, Amy, Oriax, Vapula, Zagan, Volac, Andras,
Haures, Andrealphus, Cimejes, Amdusias, Belial, Decarabia, Seere,
Dantalion, Andromalius.
Vários deles tem diferentes
pronuncias ou nomes, como Asmoday, conhecido em português como
Asmodeus. Normalmente, se estudarmos melhor esses seres vamos perceber
algumas coisas interessantes. Astaroth é uma derivação da deusa Ishtar
e portanto de Innana, Afrodite, Vênus e etc. No esquema infernal,
principalmente no proposto por Milton, faltam os dois principais,
Bels-Zebub (é assim que se escreve ?) e Satan. Segundo Eliphaz Levi,
tentar evocar um dos dois é procurar a loucura.
Normalmente,
podemos dizer que muitos desses demônios são antigos deuses de povos
conquistados, ou inimigos dos judeus. Esse é um fenômeno interessante,
o da demonização. Para entender melhor esse fato, precisaríamos estudar
o método de criação de deuses e egregoras. É possível que muitos deles
sejam egregores, deuses criados com sacrifícios humanos, sacrifício de
sangue e etc. Como pode ser que sejam pessoas como nós, que já andaram
sobre a terra. Algo como os Orixás, Voudouns, ou os espíritos de
Umbanda, Vodú, Palo Majombe e outros cultos.
Aliás, é uma
das insistências de parte do pessoal que pratica Goetia. Os demônios
ali registrados não seriam demônios, mas deuses e até seriam benéficos.
O olhar a esses seres seria com preconceito. Isso é positivo.
Mas muitos apenas entram em contato por simplesmente seres demônios,
entidades malignas e etc. Mandar maldições e coisas do gênero. Cada um comanda algo, vejamos Furcas: "ensina as artes da
filosofia, astrologia, retórica, logica, claromancia e piromancia, em
todas suas partes e perfeitamente". Para o praticante de Goetia, esse
ser deveria ser evocado, para o aprendizado dessas artes. Assim, o
magista escolhe um, para o contato devido a afinidade que tem com ele e
o que possa obter com esse ser. Normalmente não é o que ocorre.
Insistem alguns, que esses seres escolhem o praticante.
Cada
um tem um forma demoníaca diferente, alguns de monstros, seres fálicos
e etc. E cada um tem um selo, uma marca que o identifica e que é
utilizada para chamá-lo. E isso é uma das coisas mais interessantes, um
símbolo que identifica um espírito. A outra coisa interessante é que
cada um comanda legiões de espíritos. É aí que a coisa realmente pega.
Já dizia meu pai, que é Pai de Santo de Umbanda, que o Exu Tranca Rua
das Almas é Bels-Zebub, o Exu Caveira, Astaroth e mais uma série de relacionamentos
que não me lembro ao certo. Isso, os próprios Exus teriam dito, uma vez
que ele pode vê-los frente a frente, pois é médium. Dizem que muitos
dos selos dos demônios da Goetia são quase que semelhantes a pontos
riscados de Exus (Lei de Pemba). Assim, esses seres encontraram outras
formas de manifestação.
Outro fato: demônios da Goetia
comandam legiões. Paimon, por exemplo é um Rei que comanda 200 legiões
e por isso, nesse sentido, seria o mais poderoso de todos os seres
(digo novamente: nesse sentido). Os Exus comandam falanges. O Exu do
Lodo, por exemplo, comandaria um sem número de espíritos que se
identificam todos como Exu do Lodo. Aliás, os Exus se dizem tenentes,
capitães e etc. Uma evidencia de hierarquia. Assim, para designar o Exu
do Lodo, devemos portanto, considerar a totalidade desses espíritos.
Prossigamos com a viageira. Um demônio da Goetia tem uma contraparte.
Assim, um Exu teria uma contraparte ? Um Exu e um Caboclo, ou um Exu e
um Preto-Velho podem ser o mesmo ser ? Isso é difícil de se saber e
qualquer dia desses faço essa pergunta para eles.
Assim, se
um Exu for um demônio da Goetia, e se um demônio da Goetia for um anjo
(segundo o velho conceito do que seja um anjo), um Exu é um anjo e um
caboclo, um preto-velho, uma criança, um boiadeiro, um marinheiro
também são... E um Exu, ou um preto-velho, ou uma criança e seres do
gênero, podem ser o famoso Sagrado Anjo Guardião de alguém. Ou seja, o
Ori de alguém pode ser o SAG. E a conversação com o Sagrado Anjo
Guardião é o objeto de todo o Mago Ocidental.
Sabemos que
esses seres passam o verdadeiro nome da pessoa, conforme o Gwydyon
colocou em outra lista. E é isso que o SAG faz com o
magista que o
contata. E isso pode ser a maior lição de humildade que alguém que
pratica a magia ocidental e pretende que os cultos afros sejam coisas
inferiores: seu SAG pode ser um Caboclo, um Erê e etc. Assim,
Abramelin, Goetia e outras coisas seriam hoje, técnicas "complexas" e
"obsoletas" para se contatar o anjo. Bastaria uma vela e um copo d 'água ?
Em tese, a prática da Goetia é o caminho entrada para o contato com o
Anjo. A pessoa "pratica" evocando demônios, até estar habilitada a
evocar o próprio anjo. É uma prática complexa e cheia de problemas e
etc. Muitos evocam os demônios com círculo mágico, espada, cálice,
sigilos, evocações em línguas bárbaras e etc. Outros simplesmente olham
para o selo, enquanto elevam a Kundalini. Outros tentar usar a técnica
do Spare, untando o selo, ou sigilo com esperma ou sangue menstrual.
0 comentários:
Postar um comentário